Dúvidas comuns sobre entulho


Realizar uma reforma ou nova construção sem gerar entulho é um desafio praticamente impossível. É normal que restem resíduos nessa situação. Entretanto, acumulá-los dentro de casa ou então deixá-los na rua ou em terrenos não é solução adequada e muito menos legal para "se livrar" das sobras.


Foto: Milton Jung/Flickr

Nesta postagem vamos responder algumas dúvidas comuns sobre o entulho, para que sua obra possa terminar sem problemas com os vizinhos ou com os órgãos públicos!

O que é entulho?
Segundo a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (ABRECON), o entulho é "o conjunto de fragmentos ou restos de tijolo, concreto, argamassa, aço, madeira, etc., provenientes do desperdício na construção, reforma e/ou demolição de estruturas, como prédios, residências e pontes."

Quem é responsável pelo entulho?
Quem o produziu. Ou seja, quando você está realizando uma obra, deve também pensar e se responsabilizar pelo descarte correto.

Posso descartar entulho no lixo comum?
Não. Independentemente da quantidade, a coleta de lixo não é destinada a receber estes materiais. Verifique na sua cidade se existe um Ecoponto que pode receber o entulho ou as condições que a Prefeitura impõe para o recolhimento de pequenas quantidades. Em agrupamentos maiores, o serviço mais indicado é contratar uma caçamba.

Como é o aluguel de uma caçamba?
Isso pode variar de cidade para cidade, mas normalmente se escolhe um tamanho de caçamba e a empresa ficará responsável pela entrega e retirada.

Existe tempo máximo ou mínimo para ficar com a caçamba na rua?
Isso também é variado, conforme leis municipais e condições da empresa contratada. Verifique os detalhes para não ser multado.



Como sei quais são as leis sobre o assunto?
O primeiro passo para não errar é contratar uma empresa que tenha a sua confiança e também tudo legalizado com os órgãos públicos. Profissionais com responsabilidade saberão indicar quais são as regras vigentes para o seu caso. Desconfie de preços muito baratos e pouca informação.

Para onde a empresa leva o entulho?
Para um aterro de descarte exclusivo para aquele fim. É proibido deixar o entulho em terrenos baldios. Caso veja, denuncie.

Lixo comum pode ser descartado na caçamba?
De forma alguma. A caçamba é destinada apenas aos grupos de mesmo fim que visam sua reciclagem ou descarte correto. O lixo comum pode contaminar ou inutilizar qualquer fim que o entulho teria. Caçamba não é lixeira pública.

Quanto material uma caçamba aguenta?
Existem caçambas de diferentes tamanhos, normalmente variando entre 3m³ (cinco toneladas) a 6m³ (dez toneladas). Não é permitido ultrapassar a capacidade, pois isso pode gerar multas ou acidentes.


Fonte: João Pedro Ferreira / Empenho Comunicação


Mais Dicas




Voltar para Notícias

Sua obra em boas mãos!

Fale Conosco: 43 3251 4242